A diferença entre hidroxipropilmetilcelulose e metilcelulose

A diferença entre hidroxipropilmetilcelulose e metilcelulose

O método de preparação da metilcelulose; MC é feito de fibra de algodão puro por meio de tratamento alcalino, cloreto de metila como agente de eterificação, e éter de celulose é obtido através de uma série de reações para obter metilcelulose MC. O grau geral de substituição é 1,6~2,0, e a solubilidade do grau de substituição varia.
1. O teor de água da metilcelulose depende da quantidade de adição, viscosidade, tamanho de partícula e solubilidade.A adição de água é grande, a finura é pequena, a viscosidade é grande e o desempenho de retenção de água é bom. No teste de retenção de água, a quantidade de adição teve a maior influência na retenção de água, enquanto a viscosidade não teve relação direta com a retenção de água.O teor de água de éter metilcelulose e hidroxipropilmetilcelulose foram ambos maiores.
2. A metilcelulose é solúvel em água fria, mas não é fácil de dissolver em água quente, e sua solução aquosa tem boa estabilidade na faixa de pH=3~12. Tem boa compatibilidade e pode ser compatível com tensoativos como amido e cola de ácido graxo. Quando a temperatura de gelificação atinge um certo nível, ocorre o fenômeno de gelificação.
3. A mudança de temperatura afetará seriamente a capacidade da metilcelulose de armazenar água. Quando a temperatura está acima de 40 ℃, o desempenho de retenção de água da metilcelulose diminui significativamente, o que tem um grande impacto nas propriedades estruturais da argamassa.

O método de preparação de hidroxipropilmetilcelulose; HPMC prepara um éter misto não iônico através de uma série de reações usando óxido de propileno e cloreto de metila como agentes eterificantes em condições alcalinas. Geralmente, o grau de substituição é geralmente entre 1,2 e 2,0, e a razão entre o teor de metoxil e o teor de hidroxipropil é diferente, e suas propriedades também são diferentes.
1. A hidroxipropilmetilcelulose é facilmente solúvel em água fria, mas difícil de dissolver em água quente.
2. A hidroxipropilmetilcelulose é estável ao ácido e alcalino, e sua solução aquosa é muito estável entre pH=2~12. O sal sódico e a água de cal também têm pouco efeito sobre seu desempenho, mas podem acelerar sua dissolução. Para sais gerais, a hidroxipropilmetilcelulose é estável, mas quando a concentração da solução salina é maior, a viscosidade da solução de hidroxipropilmetilcelulose é maior.
3. A hidroxipropilmetilcelulose tem melhor resistência às enzimas e sua capacidade de degradação enzimática em solução é menor que a da metilcelulose.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *